Dicas para montar uma defesa imbatível em Pro Evolution Soccer 2013 (Tomar gols de lançamentos nunca mais!)
Quem lê o blog sabe o quanto eu já xinguei esses cretinos que com
times de 500 ou 600 milhões só sabem fazer isso o jogo todo. Mas
lembramos que trata-se de um PES 2013, como qualquer outro jogo é feito
de scripts e patterns (padrões de comportamento) em que os mesmos
jogadores não conseguem repetir mais do que sete ou oito “movimentos”
correto pré-setados. O resto é você quem define o comportamento dele em
campo. Então vamos lá.
Primeiro, vamos escolher os seguintes jogadores: Onuoha,
Ndonern, Ecuele Manga, Fernando (VOL), Gilberto Silva, Lautoa (o Van der
Mirch da ZC), Arkivuo, Von Bergen, Burdisso, Abdoulaye e Mamadou Sakho.
Claro que você não precisa contratar todos, mas deveria. São bons e baratos.
Mas porque esses jogadores? Vá até BUSCA AVANÇADA
e depois HABILIDADES e procure pelas estatísticas DEFESA (80-99), de
TENDÊNCIA ATQ e TENDÊNCIA DEF procurando sempre jogadores com 1 de
TENDÊNCIA ATQ e 3 de TENDÊNCIA DEF.
A razão é simples? O que mais nos irrita em PES 2013 não é a zaga que joga sempre adiantada?
Pois bem, verifique as estatísticas dos zagueiros e defensores mais
caros como Kompany, David Luiz, Terry, Puyol, Pepe, Perea e Piqué por
exemplo. Todos avançam demais ao ataque pelo fato de possuírem um padrão
de jogo que os leva para a linha ofensiva, além disso, cometemos erros
ao ajustar o Plano de Jogo.
Defesa… Que Ninguém Passa!
Mas o principal segredo do jogo é não passar do meio de campo (com os
defensores) e se possível, manter seus zagueiros e líberos (5 no mínimo
entre líberos, volantes e zagueiros) no terço final do campo. Imagine o
campo dividido em 3 setores: tente manter sua zaga atrás desta linha
traçada na imagem acima.
Livre-se da bola sem avançar seus defensores pois a CPU entende seus
movimentos e padroniza eles reproduzindo-os. Se você avança com seus
defensores, quando eles não estiverem sobre o seu controle manual,
inevitavelmente eles avançarão pois a CPU gravou os movimentos deles em
campo. Mesmo que sejam apenas alguns metros, é espaço o suficiente para
sprinters como CR7, Rooney, Ibra e Aguero deitarem e rolarem em cima da
sua defesa.
Não se esqueça, além do comportamento padrão de cada jogador já
determinado pela CPU, o jogo também “copia” os seus quando você está no
comando deles e reproduz esses movimentos quase sempre desastrosos,
quando estiver jogando a MLO, nunca deixe para a última hora o bote
final pois há uma fração de segundo entre o apertar do botão e a
reprodução no jogo do movimento e isso é a maior causa de zagueiros
perdidos na corrida, botes e carrinhos contra os atacantes. Nem antes
nem depois, aprenda a calcular o tempo que sua conexão leva para
reproduzir o movimento e isso depende da sua internet e a velocidade
dela. São frações mínimas as vezes, mas fazem a diferença.
Para os goleiros, evite ao máximo sair do gol pois isso aumenta o
ângulo do atacante ao invés de diminuí-lo. É idiota eu sei, deveria ser o
contrário, mas o jogo foi “pensado” com a ideia master de se facilitar
os gols e não as defesas.
Se precisar sair do gol, apenas ameace saindo uns três ou quatro
passos e depois recuando novamente e mantenha o LT+X apertado com o
manche para cima. Isso ajuda e muito os poucos movimentos que o goleiro
tem disponível no jogo. Mas já é alguma coisa.
Para finalizar, jamais configure nenhuma assistência tática para
transformar seus defensores em alas ou avançarem ao ataque, muito menos
fazer a linha de impedimento que já existe além do limite no jogo, mas
parece só funcionar contra você. Esse é um dos piores erros que os
jogadores cometem ou não dão a devida atenção.
conteúdo retirado do blog:
http://proevolutionsoccerbrasil.com.br